Resumo da Aplicação

O Trocador Automático de Ferramentas (ATC – Automatic Tool Changer) é um dos equipamentos CNC que está equipado com múltiplas ferramentas. O ATC tem a capacidade de mudar as ferramentas rapidamente para reduzir o tempo de não-produção. Também com sua capacidade de armazenar múltiplas ferramentas, pode produzir uma variedade de produtos com uma única máquina. O ATC é um sistema hidráulico e cada ferramenta precisa de variadas pressões para fabricar os produtos. O PID do Inversor é usado para controlar automaticamente a pressão de referência.

Configuração do sistema

O inversor é aplicado ao sistema pressurizado

A resposta rápida às variadas pressões de referência é controlada pelo controle PID do inversor
O inversor é utilizado no sistema com o objectivo de poupar energia
→O sistema existente tem usado o método de carga/descarga para manter a pressão.

Especificação utilizada

Capacidade do motor: 18,5kW
Modelo de inversor: SV220S100-4EOFNS

Vantagens

Devido às características de carga do ATC, o PID precisa responder rapidamente às grandes mudanças na pressão de referência. A pressão das ferramentas embutidas na máquina varia entre 10~60 Bar devido à forma e tamanho da ferramenta que está sendo selecionada. O ajuste do ganho PID para resposta rápida é possível com os parâmetros de ganho fornecidos.

Solução Aplicada

  • Parâmetros básicos

  • Freq. Limite: Frequência mínima de 15 Hz durante o tempo de marcha lenta
  • Freq. Portadora: Frequência de comutação reduzida para minimizar o ruído para outros dispositivos
  • Ajuste de entrada analógica: Calibração do sinal de entrada analógica a partir do controlador
  • Operação manual: Desativar a operação PID durante o modo manual

  • Parâmetros PID

  • P/I/D/F-gain: O ganho P foi aumentado dramaticamente para 500% devido à mudança frequente do nível de referência através da fonte de referência V1.
  • Modo PID: O PID openloop é usado para operação manual. A seqüência do painel foi projetada para operar a entrada analógica V1 para nível de referência durante a operação do PID e como fonte de referência de velocidade. Devido a esta sobreposição de sinal de V1 durante a operação do PID, o PID de processo não é aplicável. Portanto, o PID normal foi definido.
  • Escala de saída do PID: Para responder ao nível de referência em mudança, a escala de saída do PID foi aumentada para 300%.

Oportunidades de expansão

A configuração de ganho PID para esta aplicação pode ser a base para um controle PID de resposta rápida.