Neste FAQ será explicado como realizar a comunicação Ethernet/IP entre dois módulos de CLP da LS Electric.

Para utilizar o módulo XBL-EIPT da família XGB como Server e um CLP da linha XGK como client, seguem programas de exemplo no botão de Download no fim da página “Programas de Exemplo – XBL-EIPT e XGL-EFMTB”.

Porém, para utilizar o módulo da família XGB (XBL-EIPT) como client, é necessário realizar o downgrade da versão do firmware do módulo. Para isso realize o download da versão 1.20, pois a versão 2.00 possui alguns problemas.com a comunicação bidirecional entre módulos. O arquivo pode ser encontrado no botão “Firmware XBL-EIPT v1.20” no final da página.

Depois que os firmwares estiverem corretos, é possível realizar a configuração do CLP no programa XG5000, em que o manual do módulo de comunicação Ethernet/IP pode ser utilizado como referência.

 

Server

Para configurar o server, primeiro é necessário adicionar o módulo XBL-EIPT ao programa XG5000 e depois configurar o IP do dispositivo:

 

Depois clique duas vezes em EIP Channel na árvore de projeto:

 

Uma janela irá aparecer e a opção “Implicit Server” deverá ser escolhida.

Depois a opção “EIP Block” deve ser selecionada:

E as variáveis a serem utilizadas devem ser criadas, escolhendo o canal configurado em “EIP Channel”:

As variáveis são adicionadas no campo “Local Tag”e o tamanho em “Data count”:

Client com EDS do módulo XBL-EIPT

 

Para configurar o server, primeiro é necessário adicionar o módulo XBL-EIPT ao programa XG5000 e depois configurar o IP do dispositivo:

Abra a opção “EIP Settings” na árvore de projetos:

Registre o arquivo EDS do módulo XBL-EIPT v.1.1, este pode ser encontrado no botão ao final da página.

Arraste o arquivo EDS para a página do “EIP Settings” e insira o endereço IP do Server.

Depois clique duas vezes em “EIP Channel” na árvore de projeto:

Uma janela irá aparecer e a opção “Implicit Client” já estará preenchida no canal configurado em “EIP Settings”.

Depois a opção “EIP Block” deve ser selecionada:

Os blocos deverão ser configurados, em que a opção “Exclusive Owner” é utilizada para a comunicação bidirecional e as variáveis em “Local Tag”.

A configuração é realizada clicando no botão “Parameter”, onde “T2O Tag Size” é o tamanho da variável de entrada (Input) e “O2T Tag Size” é o tamanho da variável de saída (output) e Output/Input Assembly Instance é a instância do servidor que estaremos realizando a comunicação. No exemplo abaixo o Input Assembly Instance é 0, então o bloco 0 da configuração do EIP Block do programa do servidor será utilizado, portanto, será lido a variável D1000 do server. O mesmo ocorre para o Output.

No exemplo, com os blocos 0 e 1, o bloco 0 realiza a leitura do server, ou seja, a variável D1000 do Server será lida e o mesmo valor aparecerá na variável D0 do client. O mesmo ocorre para o output, porém de maneira oposta, em que a variável D10 do client será escrita na variável D1002 do server.

Em que valores de bits podem ser lidos/escritos e um array com vários bits pode ser usado, como pode ser visto no programa de exemplo:

O programa de Server e Client podem ser encontrados no botão de Download no final da página.

 

Client com EDS Genérico

Um EDS Genérico pode ser utilizado:

E as instâncias (Input/Output Assembly Instance) serão diferentes, conforme o manual do XBL-EIPT, em que a instância de entrada inicia em 100 e a de saída em 150.