Visão Geral da Aplicação

Um capacitor eletrolítico é construído no Inversor para suavizar a tensão de entrada. Não há problema quando se utiliza o Inversor de forma contínua. No entanto, se o inversor for utilizado durante um longo período de tempo sem alimentação eléctrica, os condensadores electrolíticos podem ser danificados. Em casos graves, pode danificar o Inversor. Este documento foi escrito com o objectivo de reduzir o insucesso e a vida útil do Inversor devido ao armazenamento a longo prazo.

Configuração do Sistema

É necessária uma reforma (reaproveitamento, pré-condicionamento) ao armazenar e não utilizar o inversor durante um longo período de tempo (1 ano ou mais). O funcionamento do inversor após um longo período sem alimentação elétrica pode causar danos graves no capacitor.

Os capacitores electrolíticos têm uma forma na qual uma fina folha de solução eletrolítica é colada entre folhas de alumínio. Forma-se uma película de óxido de alumínio (A1203) na superfície da película fina de alumínio, que é mantida durante a alimentação elétrica. Se a energia não for aplicada ao inversor durante muito tempo, a película de óxido vai diminuindo gradualmente. A espessura da película de óxido é um fator importante na determinação da tensão nominal do capacitor. Se cair abaixo de um determinado valor, podem ocorrer dois problemas.

  1. Quando a tensão é aplicada no estado em que a película de óxido desaparece, a temperatura do eletrólito aumenta e a pressão no interior do capacitor aumenta. O aumento da pressão danifica o capacitor, o que leva a danos no inversor.
  2. Na ausência de película de óxido, a corrente de partida provocará um curto-circuito entre as polaridades e um excesso de corrente pode causar a falha de outras partes. A reforma do capacitor é necessária para evitar este problema.
  3. É necessário examinar o período em que o Inversor não está ligado.

Soluções

Se o inversor for armazenado durante um ano ou mais após a confirmação da data de produção, efetuar a reforma do capacitor. No entanto, se a temperatura de armazenamento e o ambiente do Inversor cumprirem as normas do produto, apenas proceder.

Abaixo está a norma para o ambiente de armazenagem do inversor.

Nestas condições, a tensão é aplicada ao capacitor no interior do inversor.

É importante aumentar gradualmente a tensão de entrada para que não haja problemas com o capacitor.

Depois de remover o cabeamento da saída do motor, aplique tensão à entrada utilizando equipamento que pode fornecer tensão de entrada variável.

Aplique a tensão de acordo com o seguinte procedimento.

1. Remover o cabeamento do motor.
A. A carga não deve ser operada durante a reforma.
2. Ligar ao terminal de entrada R (L1), S (L2) ou T (L3).
(Também é possível utilizar corrente contínua e corrente trifásica).
A. Quando é aplicada a tensão contínua, a tensão é aplicada nos terminais P , N.
3. Reforma é realizada nas seguintes condições.
A. A tensão de entrada aumenta gradualmente a partir de W.
B. A tensão deve ser aumentada muito lentamente a cada 3 minutos.
(Quando a Entrada DC, é necessário limite de corrente. Máximo 500 mA ou menos)
A tensão DC não deve exceder a tensão de entrada (CA) * √2 vezes.
C. É necessária pelo menos uma hora de tempo de reforma se a energia não for aplicada por mais do que um ano (Aumentar o tempo de reforma em função do número de anos de armazenagem).

Aplicações

  • Inversores que tenham sido armazenados sem alimentação há mais de 1 ano
    (Se aplicável às condições de armazenamento do inversor)